domingo, 17 de abril de 2011

História de Santo Antônio do Retiro




Pelo que ouvimos das pessoas mais velhas da cidade, Santo Antônio do Retiro era uma fazenda dividida entre seus primeiros habitantes, Sebastião Teixeira, Manoel Ramos, Sebastião Gomes, Gasparino Gomes e Chiquinho Alves, um lugar tranquilo, os moradores todos conhecidos, se sustentavam através do plantio, da criação e da caça.  
Por volta de 1935, dessa fazenda começa a surgir uma pequena vila com o nome de “Retiro”, já com mais habitantes, como: Etelvino Gomes, Teófilo, Firmina e Joaquim Barbosa nome bastante conhecido na história da nossa cidade por ter sido comerciante, fazendeiro e ter construído o primeiro prédio escolar em 1950.
Ainda da década de 30 surgi os primeiros professores da vila: Elvina Prates (D. Iazinha) e o Sr. Messias Paes Rodrigues alfabetizavam em suas próprias casas porque não havia um prédio escolar.
Em 1950, inaugura o primeiro prédio escolar já com novos professores, Maria Rainha dos Anjos (Bilica), Geralda Magalhães, logo depois Laudy Silva Ribeiro e José Fernandes Ribeiro (Zico), que também foi o primeiro diretor da escola, a escola foi inaugurada com o nome Escola Estadual José Cantidio de Santo Antônio do Retiro. Em 1964, a arraial Retiro passa a ser distrito com o nome Santo Antônio do Retiro, nome vindo do santo padroeiro “Santo Antônio, que foi encontrado por moradores em um córrego próximo a vila, moradores diziam que esse santo foi levado à igreja, onde voltava ao local encontrado misteriosamente, ate que foi construída a igreja de Santo Antônio próxima a o córrego”. A partir de então surgi à festa do padroeiro realizada entres os dias 31 de maio a 13 de junho, com comidas típicas, leilões, barraquinhas, procissões, e muita dança, principal (forró). A principio o novo distrito que pertencia a Rio Pardo de Minas já contava com um mercado no meio da praça, uma igreja um prédio escolar, algumas casas a mais e com uma nova geração: João Fernandes Ribeiro, Tiago Silva, Trajanino Fernandes, Nazário Antunes, Adriano Barbosa e Antonio Fernandes Costa (Tininho) ainda vivo, todos fizeram parte do progresso que aqui chegou.
Tudo que entrava e saíam era através de tropas de burros, e ainda na década de 60, apareceu o primeiro radio, como meio de comunicação; o primeiro caminhão na época FORD F-5, como meio de transporte e ainda maquinas de costuras, arados, maquinas de plantar, e tinha como pioneira de todo esse progresso o Sr. João Fernandes Ribeiro, um grande homem na história do distrito, por ser um homem bastante culto, influente na política e conhecido por todos, conseguiu trazer o cartório civil para o distrito.
Em 1977, o distrito ganhou uma nova cara, Odílio Fernandes Costa, vereador em 1966 e 1977, eleito prefeito de Rio Pardo de Minas e com pouco tempo juntamente com os dois irmãos Valdir Fernandes Ribeiro e José Fernandes Ribeiro conseguiram muito em prol do distrito como exemplo, damos a energia elétrica, água encanada, construiu o mercado, posto de Saúde, cemitério, trouxe extensão de séries, de 5ª a 8ª, instalou uma torre de captação de televisão, pela COETEL e TV Montes Claros, trouxe também um posto da Telemig, que veio a facilitar enormemente as comunicações da localidade e estradas, contando com a enorme ajuda da Planta Sete Reflorestamento que ajudou bastante no desenvolvimento do distrito.
Em 1995, Santo Antônio do Retiro já bastante evoluído deixa de ser distrito e passa a ser município, emancipado através da lei 12.030 de 21 dezembro 1995, só que ainda não havia um prefeito, em 03/10/1996 acontece a primeira eleição onde estava disputando o titulo de prefeito, o Sr. Manuel Wilson Costa e Sra. Laudy Silva Ribeiro, contra o Sr. Paulo (Paulão) e Sr. José Afonso, onde o Sr. Manoel Wilson Costa venceu as eleições com 1672 votos pelos partidos PPB e PFL coligação Genteretirense, e no dia 01/01/1997 toma posse o primeiro prefeito de Santo Antonio do Retiro o Sr. Manuel Wilson Costa e Sra. Vice prefeita Laudy Silva Ribeiro, que governaram de 1997 a 2000, e trouxeram muitos recursos, como água e energia para a zona rural, construíram praças, escolas na sede e na zona rural, calçamento, a usina de reciclagem e postagem de Santo Antônio do Retiro, e várias outras obras,  vindo depois de 2000 a 2004 o Sr. Manuel Wilson Costa e Antonio Fernandes Costa (Sr. Tininho), de 2005 a 2008 Ailson Fabiano Ribeiro (Lula)  e Ildemar Barbosada Cruz ( Di de Adriano), que construíram a primeira sede própria da prefeitura municipal, o centro Municipal de Saúde Jose Fernandes Ribeiro, mercado Municipal, Clube Social Paulo Rossi, estádio Municipal Josué Gomes, quadras poliesportiva e postos de saúde na zona rural, e muitas outras obras, atualmente, em 2010 quem governa e o Sr. Ailson Fabiano Ribeiro e Sr. Avilmar valuar da Silva (Mazinho).
            A cidade desenvolveu muito ao decorrer do tempo, graças a essas pessoas que tanto fizeram e fazem por Santo Antônio do Retiro.